quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Dia da Árvore




Eu era criança e já havia comemorações do dia da árvore na escola. Muitas vezes plantávamos uma muda. Coloríamos uma árvore. A árvore sorria para nós. Era tudo tão lindo. Mas bastou eu ficar adulta, entrar no curso de Biologia e entender que nem tudo são flores. Nãoooo... literalmente as coisas não são fáceis. E quando se trata de preservar o meio ambiente, então, diga-se que fica mais difícil.

A árvore é o início de tudo. Quando a criança entende que tem que cultivar a árvore, ela certamente entenderá quando adulta que ela tem a missão de preservar a natureza, o meio em que vive. Mas, e quando essa criança cresce e torna-se o adulto que precisa empreender custe o que custar, e apaga da memória a preservação das árvores porque agora o que importa é faturar. E quando a criança cresce e apesar de saber que há formas sustentáveis de se desenvolver, prefere esquecer toda a alegria de chegar em casa com uma mudinha, ou com o desenho mais colorido da árvore.

Eu como Educadora Ambiental defendo que o que se aprende quando criança se leva na fase adulta. Eu penso que é muito melhor começar enquanto pequenino a preservar o meio ambiente, porque criança contagia, fala para a mãe, para o pai, o vizinho. O ruim é quando a criança cresce, e sabe do que aprendeu, e ainda assim decide esquecer. Quando crescemos as coisas mudam mesmo, mas algumas não deveriam mudar.

Que nesse 21 de Setembro, você possa lembrar seu lado criança e não degradar uma árvore, e não denegrir a imagem do planeta. Lembre-se que as gerações futuras dependem do que você faz hoje.

Continue criança, seja adulto nas responsabilidades, mas seja criança na vontade de sempre ajudar, de enxergar cores e entusiasmo na vida.


Feliz Dia da Árvore!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário